sábado, 23 de outubro de 2010

Acompanhe a recuperação do Parque da Gorongosa, o grande motor económico da região.

Capítulo VIII

18 de Outubro de 2008
Não fique atrás dos acontecimentos mais importantes?

O RESTABELECER DO PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA, TEM MERECIDO MUITA ATENÇÃO DOS AMANTES DA NATUREZA

Capítulo 1
O exemplo do MAME!

Meninas do Projecto MAME não resistiram aos anúncios do bom progresso na restauração do Parque e revisitaram hoje, dia 18 de Outubro e 2008, o PNG, uma visita tornada possível graças ao próprio Parque através dos serviços de Educação Ambiental. 
Há já dois meses que os serviços de Educação Ambiental do PNG vêm levando a cabo uma campanha de estudos ambientais envolvendo alunos das comunidades da zona tampão do PNG.
Os alunos que depois de aulas teóricas nas suas salas, em grupos, vão ao Parque acompanhados de seus professores afim de poderem ver in locus o que têm a obrigação de conservar (o ecossistema do PNG).
Nesta perspectiva, as alunas do MAME, curiosas e querendo acompanhar de perto o ecossistema cada mais enriquecido de animais como hipopótamos, elefantes, búfalos, bois-cavalo, importados de outras zonas de conservação para o Parque da Gorongosa e apercebendo-se da campanha dos serviços de Educação Ambiental, não quiseram ficar alheias aos anúncios.
                                        
Meninas do MAME

Capítulo 2
O que é o MAME?

MAME (Manter meninas na Escola) é um projecto da Gorongosa, fundado em 2004 por Domingos João Muala e Cláudia Fernando Muchanga (moçambicanos) com o patrocínio de Olga Skow (uma cidadã norte americana). MAME tem a vocação de promover a escolarização secundária da menina natural da Gorongosa.
O projecto nasceu de uma experiência prática em sala de aulas da Escola Secundária da Gorongosa, onde os professores Domingos e Olga, na sua relação diária com alunos, concluíram que as turmas que leccionavam para além de terem poucas alunas e muitos alunos, das poucas só uma ou nenhuma era natural da Gorongosa.
Um diagnóstico sócio-cultural nas comunidades nativas, feito por Domingos de Janeiro de 2003 à Março de 2004, revelou que muitas das meninas naturais da Gorongosa enfrentam dificuldades de vária ordem (sócio-culturais, económicas, etc) que as impedem de prosseguir com estudos à nível secundário.
Foi então quando Domingos e Olga acreditaram que podiam ajudar, à medida do possível, a algumas meninas para prosseguirem com seus estudos até a escolarização secundária. Desta forma estava em nascimento o projecto MAME, virado a dar bolsas de estudos, dentro das suas capacidades, a pelo menos uma mãozinha de meninas interessadas em continuar com os estudos, e que se viam limitadas economicamente, condenadas às práticas tradicionais de casamentos pré-maturos, entre outras desvantagens.
O projecto MAME faz já a quarta 3 vez que visita, em cada ano, os avanços que o Parque da Gorongosa está tendo através do projecto de Restauração do Parque. Em cada visita há sempre grandes mudanças. Ora é o aumento do número de animais, ora são as melhorias no acampamento de Chitengo, outrora muito aruinado pela guerra civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário