sábado, 23 de outubro de 2010

Pela primeira vez que a vila da Gorongosa tornou-se vila Municipal.

 XI Livro

19.11.08
Capítulo 1
O pulsar dos munícipes após o primeiro voto na Gorongosa

Crispim T. M. Chipenembe, professor da Escola Secundária Eduardo Mondlene, vila da Gorongosa.
Sinto-me muito emocionado, muito alegre por ser pela primeira vez em que a Gorongosa é elevada ao nível de Município. Espero uma  nova vida, melhorias a nível da urbanização das casas, água canalizada, desenvolvimentos vários.
 Espero que o novo município trace boas políticas que atraiam os grandes investidores a preferirem este  novo município e tenham a coragem de construir muitas fábricas que empreguem os muitos munícipes  desempregados.
A partir da campanha, foi fácil prever que o fluxo de gente nas eleições seria maior. Já se previa quem iria ganhar, que não te quero revelar agora só para evitar confusão oh DJMuala. Hoje é um dia grande meu, um dia muito satisfatório. Hoje é um dia em que se define a vida da Gorongosa como novo município.
Pessoalmente, apesar de não ser da Gorongosa, estou muito satisfeito com estas eleições, ganhei uma experiência nova localmente. Emoções não faltaram aí nas bichas a espera de votar, mas está tudo dentro de um grande controlo e espero que o processo possa terminar pacificamente. Há nos dois postos de votação (na Escola Primária 3 de Fevereiro, na vila, e na Escola Primária Completa de Mapombue) agentes da lei e ordem para garantir que o processo possa decorrer da melhor maneira, embora rumores não faltam nessas circunstâncias.
Durante as campanhas as mensagens eram muito claras; ninguém poderia ir trajado de camisetas, bonés  ou qualquer outro tipo de vestuário que aludisse a uma campanha, e dito e feito, ninguém não vi ninguém trajado de tal roupa indicativa de campanha nas bichas de voto.
Espero ainda que uma grande festa se faça depois da divulgação dos resultados de votação. Tenho muita confiança que o meu candidato vai vencer embora tenho algumas reservas no partido.
Ao terminar apelo ao candidato vencedor e o partido de modo a cumprir com o seu manisfesto eleitoral. Que o candidato respeitasse a vontade e as necessidades prioritárias dos munícipes.
Crispim  T.M. chipenembe,depois de votar na escola  3 de Fevereiro em 19.11.08. Foto por DJMuala


Flávia António Miquitaio, saindo de voto na escola 3 de Fevreiro. Footo por DJMuala. 19.11.08

Para Flávia Miquitaio, votar para o novo município é assegurar que os manisfestos eleitorais do seu candidato e seu partido sejam efectivados. Ela fortemente espera ver no novo município políticas muito fortes para reduzir a propagação do HIV pelas famílias.
Para  ela, o município deve abrir um centro de formação pública em matéria de HIV e promover acções concretas no dia a dia dos munícipes para evitar que este mal se abate por todos os residentes deste jovem e meigo município da Gorongosa.
Flávia igualmente quer que os residentes deste município tenham água potável e canalizada para as suas residências. Ela quer ver a vila cada vez mais limpa e livre de moscas durante a época de frutas. Para ela, o governo municipal deverá encontrar formas de por lixeiras ao lado dos locais públicas de maneiras a que os utentes destes locais possam colocar os resíduos nas lixeiras. Reconhece a existência de algumas lixeiras nos mercados, mas acha que são poucas e deviam existir tantas mesmo fora de alguns escritórios, paragens, bancas, barracas, etc.
Acácio Nhambo Muandinhosa, chefe dos Serviços Distritais da Mulher e Acção Social no Município da Gorongosa. Foto por DJMuala. 19.11.08

Depois de exercer o seu direito cívico, Acácio N. Muandinhosa espera que o novo município cresça medrante em todos os seus programas. Espera ver um crescimento rápido da vila e dos seus residentes.
A satisfação das necessidades vitais básicas são coladas por este munícipe como preocupação que o presidente do município e sua equipa de trabalho possam levar a peito nas suas agendas diárias no esforço de elevar os níveis de vida da população.
Também a prestação de melhores serviços ao cidadão comum tais como saneamento, mais bombas de água potável, aumento da produtividade, mais acesso a educação, saúde, recreação, entre outras tarefas que o novo município e o seu presidente têm por frente são grandes desafios a ultrapassar.
Celestina Arune Raposa, saindo das urnas de votos. Foto por DJMuala. 19.11.08

Para Celestina Arune, o presidente do município deve procurar melhorar as condições de produção agrícola através de extensionistas que trabalhem com as comunidades e as ajudem a encontrar melhores maneiras para ultrapassar as crises comuns tais como as queimadas descontroladas que sempre dizimam nossos celeiros, matam nossos familiares, destroem porções e porções de terra, criações, etc.
O Mercado Central 25  de Junho deveria merecer atenção do novo município porque durante as chuvas fica muito sujo e difícil de circular a vontade. Mesmo para ir fazer compras, quando é tempo chuvoso, nós as mulheres que sempre vamos lá, nos sentimos muito mal pelas condições higiénicas daquele lugar. Gostaria que a nova estrutura governativa levasse a cabo as ampliações já iniciadas pelo governo de João Oliveira e colocasse dentro e nas varandas todos os vendedores que se penduram por fora em barracas de bambus. Nas varandas é mais seguro e cómodo assim como quando as chuvas começam a cair há espaço para nós compradoras podermos fugir da molha com as nossas crianças no colo sem molharem.

João António Chirongaronga, docente da Escola Eduardo Mondlane, saído do voto. Foto por DJMuala. 19.11.08

Depois de cumprir uma longa bicha e votar, Chirongaronga sente-se bastante satisfeito pelo acto que decorre pela primeira vez na Gorongosa:
`meu voto não vai se perder. Vai ajudar a trazer o desenvolvimento dentro do nosso município da Gorongosa. Penso que este primeiro acto cívico de votar aqui na Gorongosa vai constituir um ensinamento para as futuras eleições a avaliar pelo fluxo de gente que esta manhã acorreu às urnas de votação. Acredito igualmente que este acto vai servir para mostrar às futuras gerações perceberem como neste preciso momento os munícipes da Gorongosa percebem o fenómeno de votar à nível  local nesta vila.´

Embora e trate da primeira vez , desde a saída de sua casa até ao momento de votar João A. Chirongaronga não encontrou momentos de muita reclamação no processo pois segundo ele, não houve desmandos até à sua retirada do local de votação. E realçou a sua afirmação apontando ainda a presença de alguns agentes da lei e ordem que foram destacados para estarem de perto e impedirem actos de vandalismo e desordem durante o processo de votação.

Maria de Lurdes Lázaro, depois de votar e cheia de emoção, alegria, esperança. Foto por DJMuala. 19.11.08.

Esta munícipe tão feliz com a votação histórica no jovem município da Gorongosa tem várias esperanças tais como: mais fontes de água potável e canalizada para os munícipes da Gorongosa; mais boas condições quer de trabalho, equipamentos, quer de atendimentos ao público no centro de saúde local da Gorongosa.
Que o município seja organizado em urbes bem determinadas com várias vias de acesso, iluminado com candeeiros em todos os postes de energia que espalharem pelos bairros de modo a que de noite não só se tenha clareza dentro de casas, mas também haja iluminação nas vias conduzem para as tais residencias.
Esta munícipe diz a via que conduz para a Escola Secundária Cristo Rei da Gorongosa, na missão, desde a área do mercado conhecido por Guita até aos postes depois das grandes mangueiras em direcção à missão, fica bastante escura e perigosa durante as noites quando os estudantes vão frequentar o curso nocturno. Ela gostaria de ver aquele troço iluminado assim que o novo município começar a funcionar na Gorongosa.
Maria de Lurdes gostaria de ver o novo município a fomentar a construção de casas e habitações melhoradas construídas na base de material convencional, sobretudo ao longo da estrada principal e nos bairros chave do monicípio. Segundo ela, o governo do novo município poderia reduzir os custos de produção e venda de tijolos fabricados localmente porque são esses tijolos conseguidos no local que facilitam a construção de moradias melhoradas na Gorongosa.

Afonso Nhamburete Machambisse, depois de votar na Escola Primária 3 de Fevereiro. Foto por DJMuala. 19.11.08

Muita alegria, emoção pelo acto, esperança de muitos sucessos caracterizam o temperamento de Afonso Namburete Machambissa logo após o exercício da sua cidadania como munícipe da Gorongosa.
Afonso Namburete Machambissa espera que o presidente do novo município se esforce em melhorar as condições dos professores no município da Gorongosa. Que o município conceda mais bolsas de estudos aos professores, melhore as habitações deste grupo profissional, procure compatibilizar o salário deles em função do custo de vida no mercado.
Afonso quer  que o novo município consiga ampliar mais a rede escolar, equipe as escolas com materiais didácticos adequados, pense em criar bibliotecas não só nas escolas, mas também na sede do próprio município.
Com o nível médio já a ser leccionado nesta vila da Gorongosa, Afonso deseja que o novo município tenha na sua agenda e efective pelo menos a criação de um laboratório (físico, químico e biológico) para os alunos e outros investigadores poderem ter espaço de desenvolver testes e experiências concretas no terreno.
À nível social, Afonso espera que o governo do município crie condições de canalizar a água potável para as residências, pense na criação de um centro promoção de línguas Chigorongozi, português, inglês , francês a nível local assim como incentive a criação de um centro de ensino para a informática para além do já existente no Centro dos Recursos para Professores, ofertado pelo Parque Nacional da Gorongosa e que só tem quatro computadores para um público de mais de 25 mil habitantes.
Que o município procure fazer com que o Centro dos Recursos para Professores beneficie na íntegra ao próprio professor.
Afonso Namburete deseja igualmente que a estrutura administrativa que advir destas eleições pense em expandir a rede eléctrica  para todos os bairros periféricos do município da Gorongosa.

Rosa Alberto Camões, depois de votar em Mapombwe. Foto por Djmuala.19.11.08

Para esta munícipe residente no bairro de Tsuassicana, ao lado do Mercado Central 25 de Junho, votar pela primeira vez para o município da Gorongosa é uma festa histórica. Com o seu voto depositado, ela espera ver muitas melhorias no jovem município tais como: que seja um bom município, que tenha mais escolas, mais centros de saúde, mais fontenárias e furos de água, assim como procure canalizar tal água para as residências. De entre mil preocupações desta cidadã, consta o melhoramento do Mercado Central 25 de Junho. Ela gostaria de ver todos os vendedores das barracas, feitas a partir de bambu, a encontrarem sombras definitivas onde quando a época das chuvas chegar, estes vendedores não tenham que estar ao relento ou obrigados a deixar de vender por algum tempo até a chuva parar, o matope (adobe) secar. Segundo ela, a sanidade deste Mercado Central durante a época das chuvas torna-se deveras crítica a ponto de  as pessoas sentirem-se mal  em  ir fazer compras naquele sítio público. Entrega essa inquietação nas mãos da nova edilidade que votou para encontrar solução.

´A poluição sonora nos bairros sobretudo nas casas onde se vendem as bebidas tradicionais, vulgo cabanga, seja revisto pelo presidente do município ao qual depositei o meu voto de confiança. Outrossim, o controlo de crianças, que geralmente acompanham os adultos nas barracas bebendo toda a noite e divertindo-se em lugares onde aparecem chapas escritas proibido entrada de menores de 18 anos ao fim do dia sobretudo nos dias de festa e comemorações, seja vitalizado. A propagação da pandemia do século ocorre com maior frequência nestes locais onde os menores passam noites e noites a conviver e beber álcool. Meu sentimento é que o município e o seu presidente consigam unir-nos todos nós, os munícipes, sem reparar para a cor partidária e juntos buscarmos ultrapassar as inúmeras crises e desenvolvermos a nossa vila da Gorongosa.
Para terminar, dizer que estou bastante satisfeita pelo voto que acabei de depositar pela primeira vez na história da vila que agora passa para Município e gostaria que todo o processo andasse sem muitos sobressaltos nem crises durante a divulgação dos resultados entre os quatro partidos (Frelimo, Renamo, PDD e Pimo)  e os candidatos em concorrência à presidência do novo município da Gorongosa.´

Nenhum comentário:

Postar um comentário