quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Paisagens que nos saudaram logo pela manhã enquanto entrávamos no Parque (1)

Amigas e amigos, a recuperação da família dos animais no Parque Nacional da Gorongosa está a ser um grande sucesso. Parabéns ao Projecto o MITUR e o Projecto de Restauração da Gorongosa. É muito impressionante, numa manhã nublada, a picada principal que dá acesso ao acampamento aparecer com o trânsito completamente bloqueado. Mais de 100 pala-palas devem ter pernoitado no piso limpo da picada. Porque o nosso autocarro foi o primeiro, importunámos uma população inteira de impalas que se acamara na via. Claro, para nós no autocarro a alegria foi total: 
_´Oh, o que é aquilo na via?´
_ ´´São elefantes,
_´Não não, são búfalos.´
_´Não, parece um conjunto de boi-cavalo.´
Por ai ia a discussão. Cada um queria ser o primeiro a ser capaz de identificar o conjunto de animais. De quem vinha cada expressão? Pela excitação, não foi possível descobrir. A verdade é que, quando já estavámos muito próximos dos animais, o motorista parou e desligou o motor. Foi então quando as dúvidas se dissiparam. Era mais de uma centena de pala-palas. Os animais dispersaram para ambos lados da picada. Pena vê-los incomodas e passarem desordeiramente por cima do pacífico capim. Quem me derá da próxima ver voltar a ver enormes manadas de outras espécies? 
  


2 comentários:

  1. Esse post tem tudo a ver comigo. É muito interessante cruzar com os animais mesmo enquanto ainda vamos nos dirigindo ao acampamento de Chitengo. É como se estivessemos a nos preparar para oque nos espera nos verdadeiros Safaris assim que estivermos lá dentro. Simplesmente interessante

    ResponderExcluir
  2. A Gorongosa tem muito a ver com animais. Por isso, ao pisar o solo da Gorongosa, toda a atencao e respeito pela vida natural se nos impoem.

    ResponderExcluir